Fatores epidemiologicos relacionados a febre tifoide
Bárbara Lorraine Alves
Lorrayne Karen Jesus Rodrigues
Nádia Regina Silva Rodrigues
FATORES EPIDEMIOLÓGICOS
RELACIONADOS À FEBRE TIFÓIDE
Belo Horizonte
2012
Bárbara Lorraine Alves
Lorrayne Karen Jesus Rodrigues
Nádia Regina Silva Rodrigues
FATORES EPIDEMIOLÓGICOS
RELACIONADOS À FEBRE TIFÓIDE
-------------------------------------------------
Trabalho apresentado como exigência parcial da integração das disciplinas no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix/MG,sobre orientação do profº Rodrigo Gontijo Cunha, no 5º período do curso de Biomedicina.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a Deus, pela força e sabedoria concebida para enfrentar mais uma etapa em nossa vida.
A nossos pais que incentivaram e estiveram sempre presentes.
Aos amigos que contribuíram de forma significativa para a realização deste trabalho.
"A verdade não pertence a ninguém (para ser comerciada) nem é um prêmio conquistado por competição. Ela está diante de todos nós como algo a ser procurado e é encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la."
(Marilena Chaui)
RESUMO
Este trabalho vem abordar os fatores epidemiológicos relacionados à febre tifoide. É uma doença bacteriana gram-negativa que é provocada pelo agente etiológico Salmonella Typhi da família Enterobacteriaceae. Está associada a baixos níveis socioeconômicos, principalmente em áreas onde o saneamento básico é precário, falta de higiene pessoal e ambiental. Sabemos que no Brasil é uma doença endêmica, podendo chegar a uma epidemia nas regiões Norte e Nordeste, onde as condições de vida são favoráveis pelo desenvolvimento da bactéria.
Palavras- chave: febre tifoide, dados epidemiológicos, doença, Salmonella Typhi.
1-INTRODUÇÃO
O processo de organização econômica e social do Brasil tem, historicamente, se refletido no processo de adoecimento e morte da população. Com a criação e a manutenção das