Fatores desmotivacionais
Fabrício Bernardes de Jesus
Projeto de artigo da disciplina Metodologia Científica da instituição de ensino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-uned NI.
Orientador
Prof.º Anderson Oriente
Mês e ano da conclusão da obra
SUMÁRIO
1 . Introdução - Metodologia
2. Teoria Motivacional 2.1 . Hier. Maslow
3. Trabalho no Setor Privado e no setor Púbico
3.1 Estabilidade
4. Estudo de Caso da Universidade YZ
5. Coclusão
Resumo:
É fato que, para muitos dos clientes internos e externos da UFRJ, há uma grande insatisfação com a qualidade do atendimento e do serviço prestado. Esse sentimento se deve, principalmente, ao fato da falta de disposição dos funcionários públicos, que muitas das vezes, estão desmotivados com o seu cargo. O objetivo desse artigo é tentar entender os principais motivos que levam a essa desmotivação no trabalho.
1. Introdução
Falar sobre desmotivação é uma tarefa muito difícil já que envolve questões pessoais e cada trabalhador tem e sabe das suas reais necessidades. O que é relevante para uma pessoa pode não ser para outra. Sendo assim, a proposta deste artigo é mostrar os principais fatos geradores de desestímulo dos funcionários da já citada instituição pública de ensino. Fatos como estrutura de cargos, faltas de perspectiva e premiação por produtividade serão abordados aqui. Para se ter um embasamento melhor sobre o assunto supracitado a ser estudado, será feita uma pesquisa de campo com 10 funcionários públicos da UFRJ para que se tente encontrar fatores chaves desmotivacionais.
2. Teoria Motivacional
A Teoria Comportamental da Administração, conhecida também como Teoria Behaviorista, surgiu no final da década de 1940 e trouxe consigo um novo ideal de sistema administrativo. Houve uma redefinição dos conceitos até então utilizados, e, diferentemente da Teoria