FATORES DE RISCO DAS LES ES EROSIVAS
A evolução de uma lesão erosiva depende de vários fatores, sendo eles, fatores biológicos, químicos e comportamentais.
Fatores Biológicos
São fatores que estão presentes na cavidade bucal e contribuem para o desenvolvimento dessas lesões, entre eles estão, a saliva, a película adquirida, a posição dentária em relação aos tecidos moles e a língua.
Saliva
A importância da saliva na cavidade oral é bastante significativa como, a diminuição da dissolução do esmalte realizada pelos íons salivares de cálcio e fosfato, a diluição do agente erosivo no meio bucal, a neutralização e o tamponamento de ácidos. Quando o fluxo salivar e a capacidade de tamponamento estão baixos, devido á medicações e radioterapia em pacientes oncológicos, aumenta o desenvolvimento de lesões erosivas.
Película Adquirida
Nas faces linguais de incisivos inferiores é a região menos afetada por uma lesão erosiva, devido à grande proteção existente da película adquirida, evitando contato direto do ácido à superfície dentária por formar uma barreira de membrana de permeabilidade seletiva. Porém a proteção causada pela película adquirida é eficaz durante uma curta exposição ácida.
Estrutura Dentária
A dentina, quando expõe seu conteúdo orgânico, pode ter ação através de uma barreira, para a difusão do ácido ou para a libertação dos minerais, reduzindo assim a progressão da lesão. Por esta razão, a progressão da lesão pode ser acelerada, através da remoção química ou mecânica do material orgânico, evitando a deposição mineral na área erodida. Porém quando houver a neutralização ou eliminação do agente erosivo (através da saliva, flúor ou produtos dietéticos), ocorrerá a deposição de cálcio e fosfato levando a remineralização do esmalte amolecido. Alguns géis à base de peróxido de hidrogênio, utilizados para clareamento dental, podem aumentar o risco de lesões erosivas.
Posição Dentária e os Tecidos Moles
Sendo diferente a posição de cada dente disposto no arco, uns