Fatores de Produção
Os fatores de produção são os bens necessários à realização de um dado produto final. São os elementos que tornam possível a existência de produção.
Classicamente, a teoria econômica considera três fatores de produção: o capital (usualmente representado por K), o trabalho (L) e os recursos naturais ou terra (T). Modernamente, somaram-se outros, como a tecnologia, o conhecimento e a organização empresarial. Existem fatores de produção fixos e variáveis. Os primeiros são aqueles cuja quantidade utilizada não se pode alterar. Já no caso dos últimos, a sua utilização pode ser livremente alterada. É esta distinção que define o importante conceito econômico de período de reação das empresas. De fato, uma empresa pode reagir a alterações da procura do seu produto de duas formas: adotando um comportamento de período curto (alterando as quantidades utilizadas de alguns fatores, mas mantendo as de outros) ou de período longo (se alterar as quantidades de todos os fatores). Logo, e por definição, em longo prazo, todos os fatores são variáveis (a empresa tem tempo para alterar as suas quantidades, se assim o entender), enquanto que em curto prazo coexistem fixos e variáveis (não existe a possibilidade anterior, já que o lapso de tempo é demasiado pequeno para que tal seja conseguido).
Setores da Economia
Características de cada setor, atividades econômicas envolvidas, relação dos setores com o desenvolvimento dos países.
Introdução
A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.
Setor Primário
O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário