Fatores de Produção
OS RECURSOS ECONÔMICOS E O PROCESSO DE PRODUÇÃO
Os sistemas econômicos empregam em suas atividades produtivas; o trabalho humano, as reservas naturais e recursos instrumentais (capital), dando origem aos fluxos econômicos, resultando nas categorias básicas de fluxos econômicos. Considerado como atividade econômica fundamental, o processo de produção fundamenta-se no conjunto de cinco recursos (fatores de produção):
Reservas Naturais – fator terra
Recursos Humanos – fator trabalho
Bens de Produção – fator capital
Capacidade Tecnológica
Capacidade Empresarial
O processo de produção caracteriza-se por fluxos resultantes do emprego combinado desses cinco fatores. A intensidade com que se dá o emprego de cada um deles e as diferentes categorias de produtos resultantes são os dois critérios de referência para a classificação das atividades produtivas.
As atividades primárias de produção compreendida pela agropecuária caracterizam-se pela intensidade do fator terra. O fator capital geralmente é de mais alta intensidade nas atividades secundárias compreendidas pelas indústrias de transformação e de construção. As atividades econômicas que compreendem a prestação de serviços caracterizam-se as atividades terciárias.
O aparelho de produção da economia nacional é constituído por unidades de produção que operam nessas três grandes atividades. Delas resultam duas diferentes categorias de produtos, denominados bens e serviços.
Bens é a denominação de produtos tangíveis, resultantes de atividades primárias e secundárias.
Serviços são produtos intangíveis resultantes da atividade econômica do setor terciário.
Estas duas categorias de produtos, resultantes de cadeias de processamento, destinam-se a satisfazer às necessidades de consumo e de acumulação da sociedade.
O FATOR TERRA
Constituem a base sobre a qual se exercem as atividades dos demais recursos do processo de produção, sendo renováveis ou não os recursos naturais são