Fatores de Produção
Os sistemas econômicos empregam em suas atividades produtivas; o trabalho humano, as reservas naturais e recursos instrumentais (capital), dando origem aos fluxos econômicos, resultando nas categorias básicas de fluxos econômicos. Considerado como atividade econômica fundamental, o processo de produção fundamenta-se no conjunto de cinco recursos (fatores de produção): fator terra (reservas naturais), fator trabalho (recursos humanos), fator capital (bens de produção), capacidade tecnológica e capacidade empresarial.
O processo de produção caracteriza-se por fluxos resultantes do emprego combinado desses cinco fatores. A intensidade com que se dá o emprego de cada um deles e as diferentes categorias de produtos resultantes são os dois critérios de referência para a classificação das atividades produtivas.
O FATOR TERRA
Constituem a base sobre a qual se exercem as pressões e as atividades dos demais recursos do processo de produção, sendo renováveis ou não os recursos naturais são aproveitados pelo homem na sua forma bruta, primitiva ou os transformam em instrumentos para continuidade do processo de produção.
O fator terra engloba todos os recursos e condições existentes na natureza. A sua disponibilidade não depende única e exclusivamente das suas ocorrências, mas sim da interação que o fator terra mantém com os outros fatores de produção, principalmente o tecnológico.
O FATOR TRABALHO
O fator trabalho representa a capacidade humana para trabalhar, ou seja, para realizar tarefas necessárias a qualquer processo produtivo. O trabalho compreende toda a atividade física e intelectual, remunerada, com vista à criação de bens ou serviços.
É constituído por uma parcela da população total, a economicamente mobilizável. Definida por duas faixas etárias: a pré-produtiva e a pós-produtiva (a parcela não economicamente mobilizável não se inclui). São delimitados pela faixa etária apta para o exercício da atividade de produção, os limites