Fatores de Produção Econômicos
Um bom modo de abordarmos este assunto é tentando relacioná-lo com o nosso dia a dia. Vejamos:
Nós já estudamos que a vontade do ser humano é infinita. Sempre estamos querendo algo a mais do que temos no momento, isso é natural…isso é humano. Bom, sabemos também que as coisas tangíveis em nosso planeta são finitas, ou seja, são escassas.
A pergunta que fica no ar é: “Como uma vontade infinita pode ser preenchida com um número finito de coisas?” ou “Como um número finito de produtos contentam uma vontade infinita por eles?”
Se nós estamos sempre querendo uma coisa e às vezes muitas pessoas querendo as mesmas coisas, como as indústrias podem produzir bens suficientes para todos nós?
Não podem!
É por isso que em economia se estuda as máximas:
O que produzir?
Como produzir?
Para quem produzir?
Estás três perguntas são o que fazem cada empresa escolher o seu público alvo, seus produtos a serem produzidos e seus métodos para alcançar estes.
Esta situação de escassez não é vista somente com produtores de bens, nós mesmos vivemos algo parecido todos os meses. Nós recebemos um valor mensal por termos trabalhado durante todo o mês e essa renda é quem nos sustenta. Se tivermos um conjunto de gastos menor do que nossa renda podemos viver confortavelmente, porém se nossos gastos (e as vezes nossa vontade de consumir) forem maiores que a renda teremos uma situação deficitária, ou seja, iremos gastar mais do que possuímos.
Mas uma vez respondida estas três perguntas, quais os fatores de produção de uma empresa?
A resposta a esta pergunta envolve milhares de variáveis que podem ser aplicadas não só a empresas, mas também as pessoas. Para a maioria dos economistas existem três grandes fatores de produção na sociedade:
1- Recursos