Fatores da Colheita e do Manuseio
JOÃO ESTEVAN LEONCIO DA SILVA BARBOSA
FATORES DA COLHEITA E DO MANUSEIO
Volta Redonda
2015
JOÃO ESTEVAN LEONCIO DA SILVA BARBOSA
FATORES DA COLHEITA E DO MANUSEIO
Relatório apresentado a Universidade Federal Fluminense, como parte das exigências para a aula de Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita de Produtos Vegetais Perecíveis.
Local, 13 de maio de 2015.
________________________________________
Prof. Nathália Ramos de Melo
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................ página 4.
2. DESENVOLVIMENTO .................................................. página 5
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................ página 18
1. INTRODUÇÃO
A colheita apresenta como principais objetivos a retirada dos produtos do campo em níveis adequados de maturidade, com um mínimo de dano ou perda, com a maior rapidez possível e com um custo mínimo. Esses objetivos são mais bem atingidos por meio da colheita manual da maioria das frutas e hortaliças.
A colheita é um processo traumático, conduzindo à formação de ferida no produto, exceto nos casos relativamente raros de abscisão, nos quais os órgãos podem ser removidos da planta, sem ferimento. Após a colheita, o produto perecível é geralmente manuseado de forma rudimentar, o que lhe acarreta dano físico, que, em geral, induz posteriores deteriorações, não de devido a causas fisiologias, como também a fitopatológicas.
O sucesso de uma boa colheita está relacionado com uma coordenação eficiente das operações, da disponibilidade de mão-de-obra treinada, transporte, operações nas centrais de embalagem e demanda do mercado.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Tipos de Colheita
O método de colheita pode afetar a composição química do produto e sua qualidade geral, pela desuniformidade no grau de maturação ou pelos danos físicos. Raladura, cortes e abrasões resultam em perda