fator
Os recursos apresentam uma função importantíssima dentro da sistemática processual trabalhista, pois é através deles que a parte pode obter o reexame da matéria já debatida por determinado órgão judicial.
Não se deve olvidar que o magistrado, como todo ser humano, está sujeito a falhas: pode errar, enganar-se, ou até mesmo, interpretar de forma equivocada determinado preceito de lei.
Justamente por esta razão é que a lei prevê a possibilidade do reexame das decisões proferidas por um órgão colegiado, compostos de julgadores que se presumem mais capacitados, sobretudo, pela maior experiência no exercício da magistratura.
Como se pode notar, os recursos são instrumentos processuais postos à disposição das partes para a completa defesa de seus direitos e interesses, sendo esta mais uma das garantias emanadas do Devido Processo Legal.
Desta forma, este Estudo Temático objetiva proporcionar ao leitor uma visão global acerca das principais espécies recursais trabalhistas, trazendo de forma simples e objetiva, suas principais características.
Por questões didáticas, o estudo foi estruturado em quatro semanas, sendo a primeira destinada aos aspectos gerais relativos a todos os recursos trabalhistas.
A segunda semana se destina ao estudo do recurso ordinário, dos embargos declaratórios e do recurso adesivo, tratando dos conceitos, implicações e formalidades inerentes.
Já a terceira semana abordará a análise do recurso de revista, do agravo de instrumento, do agravo regimental e do recurso de embargos.
A quarta semana e última semana será destinada ao estudo do recurso Extraordinário e da correição parcial.
O Jurisway e eu esperamos que este Estudo temático possa lhe proporcionar algum acréscimo de conhecimento ou, no mínimo, conseguir tornar mais fácil a sua tarefa de entender as peculiaridades dos recursos atinentes à Justiça do Trabalho.
Carga Horária Estimada: 30 horas
Quantidade de módulos: 4
Prazo mínimo para