Fato
Consciência coletiva: Conjunto de crenças e sentimentos comuns dos membros de uma determinada sociedade. Cada sociedade tem uma consciência coletiva que influencia a consciência individual.
A consciência coletiva julga os fatos sociais como:
Normais: é o que é útil, geral e não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva.
Patológicos: o que extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva.
Anomia: ausência ou inversão de normas, regras, perde-se a referência (guerras e catástrofes geram anomia.
Anomia:
A anomia é um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. A partir do surgimento do Capitalismo, e da tomada da Razão, como forma de explicar o mundo, há um brusco rompimento com valores tradicionais, fortemente ligados à concepção religiosa.
Coerção social: Coesão social é um termo da Sociologia que, em linhas gerais, representa os fundamentos da vida e da ordem social mantidos entre sociedades diversas, visando a interdependência de suas ações. O tema atravessa vários campos das ciências sociais, como o da política pública de gestão, ou política de cooperação adotada pela União Europeia, por exemplo, que reúne e analisa ações nas áreas social, econômica e territorial impostas sob-regulamento comum. A força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se as regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha.
Divisão social do trabalho: A divisão social do trabalho é o modo como se distribui o