Fato social no cotidiano
Introdução: Análise sociológica de um fato cotidiano da vida do autor, com base no conceito de fato social de Émile Durkheim.
06/08/2014 Durkheim descreve que qualquer efeito compressor moral que a sociedade exerce sobre um indivíduo é um fato social. Sendo assim uma de minhas experiências cotidianas demonstram a veracidade dessa coerção da sociedade no indivíduo. Recentemente passei por uma experiência extremamente constrangedora. Havia mudado recentemente de cidade, e minha nova casa localizava-se dentro de um condomínio horizontal. Cresci em uma cidade menor, cercado de pessoas mais humildes e quando cheguei ao meu novo endereço deparei-me com uma nova realidade.
Estava decidido a continuar a praticar exercícios físicos em uma academia, como o condomínio dispõe de sua própria academia, obviamente fui utilizá-la. Ao chegar na academia percebi que não estava me encaixando nos moldes dos outros condôminos, no que referia-se a vestimenta. Enquanto eles usavam roupas de marca, calçados caros; eu trajava vestimentas simples e um tênis desbotado.
Todos me olhavam com certo grau de desaprovação. No outro dia fui até a loja de esportes e adquiri novas roupas, para me adaptar aquela “sociedade”.
Caso eu não fosse influenciado pelos que me cercavam não adquiriria novos trajes. Poderia certamente praticar os mesmos exercícios com minhas vestimentas anteriores, sem o menor problema. Mas como afirmava Durkheim esse poder que a sociedade tem sobre o indivíduo é capaz de fazê-lo mudar sua postura e/ou atitudes.