Fato histórico
Julie Ribeiro Parreira
COMUNA DE PARIS
Análise de Karl Marx
Uberlândia
2013
Fato histórico: A Comuna de Paris
A Comuna de Paris foi o resultado da luta entre as classes operária e burguesa, entre os operários franceses e internacionais contra a dominação política francesa.
Após a derrota da França na Guerra Franco-Prussiana (1870), o burguês Adolphe Thiers, em 1871, assumiu o poder e assinou um acordo de paz com o chanceler prussiano Bismarck. Essa derrota francesa envergonhou os franceses e o acordo de armistício humilhou o país.
O governo de Thiers fez recair sobre a população, os gastos da guerra perdida, o que gerou a união dos camponeses e pequenos burgueses com o proletariado na luta contra os burgueses. Ao entregar a maior parte de seu exército permanente e suas armas, obedecendo às condições de armistício assinado com os alemães, o governo contrariou ainda mais os operários franceses que se revoltaram e com o apoio da Guarda Nacional que era o único contingente armado e era formada em sua maioria por operários e pequenos burgueses, em 18 de março de 1871, tomaram o poder em Paris, assaltando a prefeitura e expulsando os membros da assembléia que acabaram se instalando em Versalhes.
Inicialmente o poder foi exercido pelo Comitê Central da Guarda Nacional que manteve contato com Versalhes até o dia 18 de março que foi quando Thiers numa operação secreta mandou desarmar a Guarda Nacional durante a madrugada desse dia, então a população de Paris expulsou a tropa de Thiers o que deu início à independência política de Paris em relação à Assembléia de Versalhes e em 28 de março o poder passou para a Assembléia de Deputados do povo: A Comuna.
Pela primeira vez na história os trabalhadores tiveram acesso ao poder com a instalação da Comuna na França, pois os operários que governaram. Muitos desses operários eram membros da Assembléia Internacional dos Trabalhadores (AIT), também conhecida como