Fases Mitose e Meiose
1 )
G1 ou G0 – Esta fase é o período imediatamente após a formação da célula. No G0, a célula não recebe estímulo para iniciar uma nova divisão. No G1 as células passam por períodos de crescimento, diferenciação e produção de substâncias, como proteínas. S - Esta fase é de síntese , e a célula, mesmo realizando suas funções metabólicas, inicia o processo de duplicação do seu material genético, o DNA. Ao final desta etapa, a célula contará com seu DNA todo duplicado e passará então para a fase seguinte, G2.
G2- Esta fase se caracteriza pela produção de substâncias que irão contribuir para a formação das duas novas células que serão formadas, assim, todas as organelas devem ser duplicadas
2)
Na prófase acontecem os seguintes procedimentos: Os cromossomos começam a ficar visíveis devido à espiralização, o nucléolo começa a desaparecer e organiza-se em torno do núcleo um conjunto de fibras (nada mais são do que microtúbulos) originadas a partir dos centrossomos, constituindo o chamado fuso de divisão (ou fuso mitótico). Ao iniciar a prófase, o centrossomo parte-se em dois e cada par de centríolos começa a dirigir-se para pólos opostos da célula que irá entrar em divisão.
Na metáfase (fase do meio) acontecem os seguintes procedimentos: Os cromossomos atingem o máximo em espiralização, encurtam e se localizam na região equatorial da célula. No finalzinho da metáfase e início da anáfase ocorre a duplicação dos centrômeros.
Na Anáfase (fase de deslocamento) acontecem os seguintes procedimentos: As fibras do fuso começam a encurtar. Em conseqüência, cada lote de cromossomos-irmãos é puxado para os pólos opostos da célula.Como cada cromátide passa a ser um novo cromossomo, pode-se considerar que a célula fica temporariamente tetraplóide.
Na telófase (fase do fim) acontecem os seguintes procedimentos: Os cromossomos iniciam o processo de desespirilação, os nucléolos reaparecem nos novos núcleos celulares, a carioteca se