Fases marcantes na recente história da política brasileira
O trabalho mostra as fases marcantes na recente história da política brasileira. Se inicia com o fim de Era Vargas e toda a transição e golpes até o estabelecimento do Governo populista e posteriormente a ditadura de 64.
Apresenta como foi o reflexo dos governos no passado nas comunidade e pessoas de hoje em dia. O fenômeno do populismo é tão antigo quanto a própria sociedade, porém, foi durante o século 20 que se apresentou de forma organizada e capaz não só de mostrar a presença de um governante e sim de provocar mudanças. O populismo por ser um movimento que desperta o proletariado facilmente é utilizado como manobra para ignorar e se sobrepor às instituições democráticas. O conceito de populismo é usado para designar um tipo particular de relação entre o Estado e as massas, caracterizada pela crescente incorporação das camadas populares ao processo político sob controle e direção do Estado, através do fortalecimento da identidade nacional. Getúlio Vargas foi um dos governantes que mais caracterizaram a era do populismo.
.
A- Vozes da Periferia; Transportes precários, desabamentos por chuvas e violência. Há poucas décadas, esse cenário conturbado era difícil de ser imaginado. Em 1607, as principais periferias foram ocupadas pelos portugueses, com construção de engenhos e empresa de extração de minérios. Os negócios não desenvolveram e a população continuou rarefeita. Em 1829, o imperador Pedro I, enviou alemães, incentivando a imigração. Nas décadas seguintes, o lugar cresceu junto com SP, produzia-se carne, milho farinha, pedra e areia. Houve alterações no cenário após 1930, quando inaugurou a represa Billings, para regular o nível das águas dos rios Pinheiros e Tietê. A partir de 1950, SP se industrializava, com vários migrantes. Em pouco tempo surgiram vilas e favelas, abrigando trabalhadores. Em 1980, o modelo econômico do país entrou em colapso e gerou desemprego e falta de