Fases dos Nados
OBJETIVO DESTA FASE: Suportar e não perder velocidade.
2 Fase: Quando o ombro estiver em sua rotação máxima e o cotovelo no ponto mais alto, a mão continua em seu movimento balístico para a frente e a mão submersa troca de posição, “de fora para trás, para dentro e para trás"
OBJETIVO DESTA FASE: Criar uma ótima propulsão e não perder velocidade.
3 Fase: O braço que estiver realizando a recuperação acelera e a mão se dirige para dentro da água e a mão oposta puxa para trás atingindo a velocidade e propulsão máxima.
OBJETIVO DESTA FASE: Atingir e manter a máxima velocidade.
4 Fase: Quando a mão iniciar a fase de pegada e a outra mão simultaneamente deverá sair da água.
OBJETIVO DESTA FASE: Atingir a máxima velocidade. Uma boa performance é a única maneira de se medir uma natação perfeita, a velocidade sobre a água e uma combinação de ritmo-extensão do movimento e relaxamento. Velocidade não necessariamente resulta o aumento de uma boa propulsão, a resistência trabalha contra a velocidade e ela aumenta conforma a medida do corpo, área de superfície do corpo e de braçadas ineficientes e estes itens têm um papel fundamental no atraso da velocidade. Uma boa técnica na braçada irá reduzir a resistência e permitir que o nadador deslize rapidamente sobre a água sem usar uma força desnecessária permitindo um ótimo nível de alcance do corpo usando para melhor transferir a força muscular e propulsão do corpo para frente.
NADO CRAWL*
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO ESTILO
Posição do Corpo Horizontal Quando se desloca na água o corpo sofre 3 tipos de resistência:
- Frontal - Esteira - Atrito A resistência que mais exige estudo é a frontal – quanto menor ela é maior o deslize.
Rolamento dos Ombros