Fases do Desenvolvimento infantil
Educadores piagetianos elaboraram hipóteses didáticas que colocam em primeiro plano não só a interação entre o sujeito e o objeto, mas também a interação de cada sujeito com os outros que estão conhecendo esse objeto.
Qual é o lugar reservado ao professor em um modelo que concebe o aluno como produtor de seu conhecimento ? Qual a função do ensino nas diferentes etapas de desenvolvimento infantil ?
Piaget afirma que uma cooperação autêntica só é possível entre pares porque o poder do adulto é coativo sobre o pensamento infantil. Uma das intervenções seria a de delegar aos alunos parte da responsabilidade, fazendo devolução explícita da situação problemática a partir da qual será possível construir o conhecimento.
Aceitar que as crianças são intelectualmente ativas não significa que o professor é passivo. Significa assumir modalidades de trabalho que levem em consideração os mecanismos de construção do conhecimento.
Cabe aos profissionais da educação dedicar-se muito aos estudos para uma nova postura diante dos desafios do ensino e da aprendizagem.
Este trabalho propõe investigar algumas concepçòes a respeito do desenvolvimento infantil e a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. Sua teoria pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. Essas etapas são mais visíveis na escola, podendo ser vistas pelos profissionais da educação. A criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que a criança construa estrutura mentais e crie mecanismos internos e ou maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.