Fases do aprendizado
1. Fase pré – silábica
A criança sabe que a escrita é uma forma de representação, mas não tem consciência de que representa a fala, aquela pode fazer uso de letras , números , pseudoletras,garatujas e números. Se direciona para o significado, sem passar para sonora, também nessa fase ela faz a relação entre o tamanho da palavra e o nome do objeto, esse fenômeno é chamado de realismo nominal.
Exemplo : BLSIK (elefante)
2. Fase silábica
Esta fase se divide em duas subfases,as quais são descritas a seguir:
Sílaba sem valor sonoro
2.1 Nesta fase,a criança ainda não relaciona o som com a grafia da letra que usa, visto que , a escrita ainda não é percebida por ela como representação da fala. Faz uso de apenas uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.
Exemplos:
MACACO __ BPS
CAVALO___BUP
2.2 Silábica Com valor sonoro:
Essa subfase é caracterizada como a tomada da consciência de que a escrita é uma representação da fala, onde portanto, a criança relaciona a grafia com o som, pode-se destacar também nesta subfase, o uso de uma letra para cada sílaba.
Exemplos.:
PATO___ AO ( valor sonoro só nas vogais )
PATO___ PT ( só usa consoantes ) 3. Fase silábica-alfabética
Nesta fase há alternância na formação silábica,podendo ser ora completa ora incompleta, assim sendo a sílaba é tanto formada por apenas uma letra como formada por unidades menores ,porém sem constituir ainda uma sílaba correspondente da palavra.
Exemplos:
CAMELO_____CAMU
TOMATE_____TOMT
4. Fase alfabética
Nesta fase a criança escreve da forma como fala, por não ser capaz ainda de fazer a associação entre fonemas e grafemas.
Exemplos:
CAMELO _______KAMELU
TOMATE_______ TUMATI
5. Fase Alfabética-ortográfica
É a fase em que a criança faz correspondência entre letras e os grafemas da língua, tem consciência de que os caracteres da escrita são unidades menores