Fases De Ferro
A primeira fase da extração do metal envolve a remoção física do minério metálico do solo. O minério pode ser obtido da superfície da terra ou pode ser extraído no subsolo. Na mineração de superfície, a sobrecarga ao redor, como plantas e terra, é removida do minério metálico, que posteriormente é retirado utilizando perfuradoras de superfície ou explosivos. A remoção subterrânea é, muitas vezes, mais cara e requer a construção de túneis e o uso de máquinas pesadas, incluindo perfuradoras de produção.
Extração física
Logo após o minério ser removido do solo, o metal desejado deve ser separado dos outros metais no minério. Às vezes, o minério pode ser manipulado através das suas características físicas. Por exemplo, a separação magnética envolve a criação de um campo magnético que separa os metais magnéticos, como o ferro, a partir de outros metais circundantes. Outro método físico de extração é o da flotação de espuma, que envolve a trituração de um minério e o seu tratamento para fazer com que o metal se torne hidrofóbico, isto é, repelido pela água. A água é, então, introduzida no minério, forçando o metal puro hidrofóbico a se livrar das impurezas. A flotação de espuma é muito utilizada para a extração do cobre.
Redução de carbono
Quando o carbono é inserido em óxidos metálicos, tais como alumínio ou ferro, ele atua como um agente de redução que remove o oxigênio e produz metal puro. Este método é um método preferido de extração, já que as fontes de carbono, como o carvão, são baratas. Além disso, o carbono fornece energia para auxiliar na redução da reação. No entanto, a redução de carbono, às vezes, deixa algumas impurezas e a sua remoção requer uma fase de extração adicional.
Eletrólise
A eletrólise insere eletricidade diretamente no minério de metal. Esta fase de extração só é usada em metais reativos. A eletricidade fornece elétrons livres que reduzem o minério de forma semelhante à redução de carbono. Apesar da eletrólise ser capaz de