Fases da Vida
Enquanto estivemos voltados ao nosso lado extintivo estávamos seguros desses problemas, mas ao criar consciência, não mais estamos em comunhão com a natureza de forma inconsciente como os primitivos, agora nós a cultivamos. E isso faz com que tememos, pois tomamos o papel da natureza, que antes nos dava todas as respostas. Por termos dúvida e caminhos diferentes, temos medo de seguir em frente.
Dessa forma, ficamos órfãos da natureza para tornarmos nossos próprios guias. Mas a insegurança frente aos medos, as dúvidas, fazem com que as neguemos em primeira instância, mas o enfrentamento dessas dúvidas e incertezas faz com que nossa consciência se amplie, se desenvolvendo e atingindo um nível superior.
O homem é um demais por demais de complexo e são precisas diversas áreas do conhecimento para que abarque sua totalidade, como os diversos ramos das ciências. Tentemos voltar nossa visão para quando houve esse despertar da consciência. Como não é possível voltar no tempo onde houve pela primeira vez, peguemos os exemplos das crianças, quando elas ganham reconhecimento de outra coisa, que se difere dela, dizemos que ela começou a despertar sua consciência.
No começo ela fala de si somente em terceira pessoa, decerto por isso não tenham lembranças de sua tenra infância, a partir do momento em que conseguem falar de si na primeira pessoa, ganhando sentido de egoicidade, é que fazem melhores conexões entre as lembranças, aumentando sua percepção do eu e ampliando a consciência.
Nesse primeiro estágio – infância – é como se o indivíduo ainda não houvesse nascido, pois são os cuidadores que os provê tudo o que precisam para se desenvolver. A