Fases da História da Educação
Educação primitiva
(educação ou transmissão do conhecimento cultural)
- informações baseadas nas sociedades tribais atuais que, são semelhantes as do passado.
Como eram as sociedades primitivas e tribais = essencialmente míticas e de tradição oral.
Como era o ensino = informal, natural, espontâneo, inconsciente.
Como ela a acontecia = espontaneamente, por coparticipação nas atividades vitais (práticas da vida coletiva como caçar, pescar, praticar a agricultura, etc). É o aprender fazendo, inter-relacionando vida e trabalho nesse processo.
O que visava = o ajustamento da criança à sua comunidade e ao meio natural através da transmissão de valores, usos e costumes da tribo, seus cantos e suas danças e, sobretudo, a linguagem.-
No que era focada = na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais.
Onde acontecia = nas atividades diárias e nas cerimônias rituais, mediada pela convivência em grupo.
Em algum momento, porém, a sociedade começa a se dividir, a família já surgiu. O próximo passo é a propriedade.
Quando a comunidade começa a produzir mais do que o necessário para seu sustento, começa-se a trocar produtos. Começa a se acumular "pertences" e nasce a noção de propriedade. E começa a querer dominar cada vez maiores propriedades, nascendo também a escravidão. Com isso acontece a divisão em classes.
Com essa divisão, a EDUCAÇÃO sofre alteração, pois fica diferenciada. Os experientes (juízes, chefes) já passam seus conhecimentos apenas pra pessoas de seu interesse, de sua família. Não há interesse em educar escravos.
A partir da divisão em classes, quem está no controle, os que tem poder (afortunados e, portanto, dominadores) controlarão a educação segundo seus interesses.
Educação Oriental
Sociedades chinesa, hindu, egípcia e hebraica - conservadoras (apegadas ao passado e resistentes às mudanças) objetivo é transmitir os costumes de