Fases da historia
Começamos então com a discussão sobre os fatores sócio-culturias que discute a ascensão da burguesia que ocorreu na idade media quando as cidades começaram a se formar e crescer, no artesanato e comercio trazendo força para a economia, constituída por guerreiros, servos e sacerdotes compondo assim um novo grupo social. Para enfraquecer o sistema feudal os burgueses se aliaram com a nobreza através dos pensamentos católicos. Com essa nova ordem trouxe fortalecimento político fazendo surgir o Estado Nacional.
A descoberta do novo mundo ocorreu em 1492 quando Cristóvão Colombo tinha interesse de explorar os mares e novas terras. Navegou a serviço de Portugal, porém com sua proposta de chegar as Índias navegando pelo Ocidente foi rejeitado pelo rei português, então resolveu oferecer seus serviços aos espanhóis. Colombo conseguiu convencer os reis espanhóis de seus planos de chegar as Índias. Colombo avistou terra, pensando ter chegado as Índias chamou os nativos de índios, através dessa "descoberta" do novo mundo trouxe a Espanha novos temperos e artesanatos fazendo com que outros países se interessassem pela descoberta de novas terras.
A revolução comercial foi um período de grandes transformações ocorridas na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Foram neste período que as tecnologias, a procura por metais preciosos, as grandes navegações, as técnicas de produção agrícolas cada vez mais ampliadas começaram a surgir dando origem à expansão ultramarina e ao mercantilismo que ajudou na acumulação de capital para estabelecer as bases do capitalismo.
A revolução industrial teve inicio no século XVIII, na Inglaterra por ser um país que possui grande reserva de carvão mineral que é sua principal fonte de energia,