Fases da Escrita
Macapá-Ap
Março/2014
AS FASES DA ESCRITA INFANTIL
Macapá-Ap
Março/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
HISTORIA DA ESCRITA 05
EVOLUÇÃO DA ESCRITA 06
NIVEL 1 07
NIVEL 2 09
NIVEL 3 11
NIVEL 4 14
NIVEL 5 15
CONCLUSÃO 18
BIBLIOGRAFIA 19
INTRODUÇÃO
Emília Ferreiro e as Fases da Escrita Infantil
Emília Ferreiro, psicóloga e pesquisadora argentina, que chamou de construtivismo a obra de Piaget. Com isso tinha objetivo de entender e descobrir se o sujeito é aquele que aprende de modo ativo e criativo se utilizava destes mesmos recursos na construção do conhecimento da escrita.
Em sua obra psicogênese da língua escrita descobriu que antes de ir para escola a criança já iniciava a aprendizagem da escrita no seu convívio familiar no dia a dia, e sua maior observação foi que o sujeito que esta em constante movimento de aprendizagem é capaz de organizar e reorganizar seus esquemas assimilares (situação) e que a escrita é um processo de construção de um sistema de representação não é um processo com a responsabilidade de organizar situações desafiadoras, e estimulador da troca de conhecimento.
E as experiências dos primeiros anos de escolarização são importantes para o restante dos anos escolares, pois vamos avaliar como a criança pensa sobre a escrita mesma, que elas ainda não conheçam as regras linguísticas da ortografia, mas isso será importante para o trabalho do professor, e foi concluído que a evolução da escrita foi atividade em 3 níveis que chamou de pré-silábica, silábica e alfabética.
E durante cada nível a criança vai aprendendo desenvolvendo, conhecendo a diferença entre letras, números, com incentivo da escola e da família vai aumentando as tentativas através de riscos e rabiscos ela vai perceber que desenhar e diferente de escrever, e vai