Fascismo
José Luiz Del Roio
I – O FASCISMO E SUAS ORIGENS
“Entretanto os objetivos, encobertos por palavras de ordem demagógicas, eram outras: levar a Itália para uma política expansionista no bojo da vitória obtida contra os impérios centrais n a guerra mundial, deter o crescimento dos socialistas e romper a ascendentes organizações dos operários e camponeses.” (p.11).
“E para atingir tão nobres ideais, que naquele conclave criaram os Fasci italiani di combatimento, ou seja o movimento fascista. Foi um acontecimento funesto para a humanidade.” (p.12).
“Sobre o fascismo italiano o primeiro a surgir e servir de modelo e referência para outros regimes análogos que brotaram em várias partes do globo é útil conhecer o caldo de cultura que o gerou.” (p.12).
“A Itália conseguiu a sua unificação e nasceu como estado moderno apenas em 1860.” (p.12).
Na Itália “Enquanto o capitalismo tomava um impulso impetuoso em algumas regiões, outras continuavam pobres, marginalizadas e mesmo reprimidas. [...] Na verdade era difícil dizer que havia um país unido, a realidade era a de um estado autoritário, que se impunha com a força sobre regiões diferenciadas, pouco unidas.” (p.13).
“No final da guerra de 1918, a Europa estava numa crise profunda. [...] A economia capitalista chegava a um grau de concentração jamais conhecido e de outra parte se consolidava a revolução soviética, que tinha levado os trabalhadores ao poder.” (p.14).
“No final de 1920, a burguesia financeira e especialmente agrários percebem o potencial contra-revolucionário e de violência antipopular que está embutido neste nascente movimento e enceta e financiá-lo e a promove-lo.” (p.16).
“A 7 de novembro de 1921, já muito fortalecidos, os fascistas fundam o Partido Nacional Fascista no teatro Augusteo em Roma.” (p.16).
“Começava a era do fascismo que se prolongaria por 21 anos.” (p.16).
“A ditadura fascista não se instaurou imediatamente, pois o governo