Fascismo, Nazismo e crise de 1929
Surgiu entre as decadas de 1920 e 1940, fundação do movimento fascista em 23 de março de 1919, teve exito apos a 1° Guerra Mundial.
Na Itália era representado por Mussolini e na Alemanaha por Adolf Hitler.
O termino desse sistema se deu pela derrota do eixo: Alemanha, Itália e Japão.
As principais ideias e características do fascimos são totalitarismo, nascionalismo, militarismo e anti-socialismo. Regime autoritário de extrema direita.
Em 1922 os fascistas organizaram uma marcha sobre Roma.
NAZISMO
Hitler era extremamente nacionalista e a partir de suas ideias surge o nazismo. Suas características básicas são nascionalismo extremo (xenófobo), tolitarismo, militarismo, anticomunismo, antiliberalismo, unipartidarismo e culto ao líder. Definido como tipo de gorverno caracteristico de alguns países no período entre guerras (1918 - 1939) e os principais países a adota-lo são Itália, Alemanha, Portugal e Espanha e seus principais ditadores fascista são, respectivamente, Mussolini, Hitler, Salazar e Franco. Foi totalmente implantada na alemanha em 1933 um mes apos hitler ganhar o cargo de chefe do governo, quando os nazistas colocaram fogo no heichstag e culparam os comunistas para que pudessem reprimi-los violentamente. Todos os partidos foram fechados, entao estava instalada na alemanha esse partido totalitarista. Se nomeavam como Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, apesar de ser totalmente o contrário do conceito socialismo conhecido marxista como é conhecido hoje, inclusive era declaradamente antisocialisto e anticomunista.
CRISE DE 1929
Após a 1° GM muitos países europeus estavam com suas economias enfraquecidas e então os EUA começaram a lucrar com a exportação de alimentos e produtos industrializados entre 1918 e 1928, o que os fez a produção norte americana se acostumar com esse crescimento economico. Porém a Europa começou a se restabelecer o que os levou a importar cada vez menos dos norte americanos, que não