fasciola hepatica
A Fasciola Hepatica é uma doença infecciosa onde o parasita permanece nos canais biliares de ovinos, caprinos, bovinos,suínos e diversos mamíferos silvestres. Duas espécies de Fasciola (tipos) infectam pessoas. A espécie principal é Fasciola hepatica, que também é conhecido como "o verme de fígado comum" e "o verme de fígado de ovelha." Uma espécie relacionada, Fasciola Gigantica, também pode infectar pessoas.
É encontrada em quase todos os países do mundo, nas áreas úmidas, alagadiças, ou sujeitas a inundações periódicas. No Brasil os estados com maior numero de casos são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerias e Goiás.
Morfologia
O verme adulto tem o aspecto foliáceo de cor parda-acinzentada com uma ventosa oral da qual segue uma faringe curta. Sendo o parasita hermafrodita.
Habitat
É comumente encontrado no interior da vesícula e canais biliares mais calibrosos dos seus hospedeiros usuais. No homem que é seu hospedeiro acidental pode ser encontrado nas vias biliares como também nos alvéolos pulmonares e esporadicamente em outros locais.
Ciclo Biológico
Parasitas Fasciola se desenvolvem em vermes adultos nos canais biliares de mamíferos infectados, que eliminam ovos de Fasciola imaturos em suas fezes. A próxima parte do ciclo de vida ocorre em água doce. Depois de várias semanas, os ovos eclodem, produzindo uma forma do parasita conhecidos como o miracidio, que sai do ovo quando o mesmo entra em contato com a água e estimulado pela luz solar nessas condições ele sai ativamente e nada até encontrar um molusco Lymnaea para completar o ciclo . Sob condições ideais, o processo de desenvolvimento no caracol pode ser completada em 5 a 7 semanas.No molusco cada miracidio forma um esporocisto que da origem a varias cercarias que são, lançadas na água ao redor do caracol. As cercárias perdem suas caudas quando encistam como metacercárias (larvas infectantes) sobre plantas aquáticas. Em contraste com cercárias,