Fasciculo de formação
Fascículo no 01 – setembro/2013
Apresentação do Curso
Caríssimos irmãos em Cristo Jesus, Paz e bem!
17 de setembro: Dia das Chagas de São Francisco
O sentido e o significado das Chagas
Frei Régis G. Ribeiro Daher
A formação não é algo pronto/acabado, mas um dinamismo em estado permanente de renovação, para isso se faz necessário a abertura dos irmãos em estarem sempre dispostos a aprender.
De um modo geral a formação faz parte das nossas vidas, sem ela ficamos a mercê da “ignorância” e protelamos o nosso progresso como pessoa humana e o progresso de nossas fraternidades.
Precisamos expandir a formação e ter o cuidado de não centralizá-la na pessoa do Formador que é o irmão eleito apenas para mediar e facilitar os trabalhos de nossas fraternidades. Como membros de uma mesma família, temos a responsabilidade de nos ajudarmos mutuamente, pois a Formação está em tudo aquilo que absorvemos de crescimento para a nossa Espiritualidade.
É fato que a Formação tem sido o “alvo” das maiores discussões para justificar certos problemas que surgem em nossas fraternidades como: as evasões, falta de compromisso, de unidade, entre outros. Porém, há de se avaliar que ainda falta muito de nossa parte a se colocar em prática tudo aquilo que aprendemos e professamos ao longo de nossa caminhada.
Não podemos desanimar! Estamos em um processo contínuo onde o Espírito Santo faz novas todas as coisas, e é com muita alegria que apresentamos o primeiro fascículo deste nosso curso de Formação Franciscana que tem o objetivo de Motivar os irmãos e irmãs a reviverem a experiência do dom da vocação na vida em fraternidade.
Assessorado pelo Frei Wellington Buarque ofm, tivemos a oportunidade de aprofundar o tema “Todos vós sois irmãos”, e sob essa linha queremos animar nossos irmãos a resgatarem o sentido de pertença nas fraternidades de OFS e JUFRA.
Mensalmente as fraternidades receberão um fascículo contendo conteúdos