Farmácia
Doença de formação de placas obstrutivas (de gordura) na parede de artérias
3 camadas da artéria: Íntima, Média e Adventícia. A placa se forma na íntima.
A permeabilidade de cél do sangue p/ a Íntima é feita através de Cel. Endoteliais.
Causas:
1 – Acúmulo de Lipídeos no Sangue (principalmente colesterol – LDL – é uma lipoproteína)
2 – Lesão Endotelial (cigarro, bactérias, vírus, LDL oxidada e outras doenças)
Explicação:
1 – Com o aumento da LDL no sangue, há a oxidação das moléculas velhas acarretando em lesão endotelial. Esse acumulo de LDLox produz citocinas que gera a ativação dos monócitos que penetram no tecido celular através das células de adesão e dentro a célula se transformam em macrófagos que vão fazer a fagocitose desse LDLox, formando células espumosas (gordurentas). Devido as moléculas de adesão, muitos desses complexos se juntam formando a placa (ateroma), que se desprende da célula quando ocorre ruptura, cai na corrente sanguínea liberando fator plaquetário fazendo com que as plaquetas se agreguem a placa e forma coágulo/trombo.
** Moléculas de adesão possuem ação anti-inflamatórias, por isso manda sinal p/ os monócitos e permite a entrada dele na célula para tentar “ excluir a possibilidade de inflamação”.
2 – A Lesão ocorre por diversos fatores, devido a esses fatores a célula lesada libera: ( fator quimiostático: p/ as cel musculares lisas, fazendo com que essas células se atraiam p/ dentro da camada intima e formem uma placa; (fatores de crescimento: para reparar o dano ao tecido epitelial lesado, ocorre a formação de novas células e aglomeração dentro da camada Íntima fazendo com que ocorra também a formação de placas.
Para dissolver um coágulo:
Rt-Pa – substancia formada p/ células endoteliais que ativa o plasminogênio (proteína de coagulação sanguinea). Ao ativar o plasminogênio forma-se uma enzima: Plasmina, que é a enzima chave para quebra do coágulo.
** A indústria produz rt-Pa sintético e utiliza em