Farmácia
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
ARTIGO ORIGINAL
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
Acta Med Port 2007; 20: 97-105
ESTUDO DA FARMACOTERAPIA PRESCRITA
A IDOSOS em Instituição Brasileira de Longa Permanência
JUAREZ I. CASTELLAR, MARGÔ G. O. KARNIKOWSKI, LUCY G. VIANNA, OTÁVIO T. NÓBREGA
Departamento de Gerontologia. Universidade Católica de Brasília. Brasil
RESUMO
Objectivo: esse estudo avaliou a medicação prescrita a indivíduos idosos residentes em uma instituição de internação de longa permanência do Distrito Federal.
Material e Métodos: foram investigados o perfil sócio-demográfico e as condições de dependência e de autonomia dos sujeitos. Quanto à farmacoterapia, levantaram-se aspectos qualitativos e quantitativos das medicações prescritas, incluindo número médio de prescrições, classes e princípios farmacológicos mais prescritos, adequação para a faixa etária e concordância com relações de medicamentos essenciais.
Resultados: em nossas condições, o gênero feminino constituiu condição predisponente a um maior número de prescrições, enquanto que polifarmácia e grau satisfatório de autonomia mostraram-se os principais fatores de risco para o desenvolvimento potencial de problemas relacionados a medicamentos.
Conclusões: a constatação da ocorrência de polifarmácia associada a problemas potenciais com a medicação prescrita aos sujeitos permite concluir que a farmacoterapia utilizada apresenta valor terapêutico questionável quanto a determinadas medicações, de modo a sugerir que o modelo de atenção médica e farmacêutica prestado a essa população necessita de revisão.
SUMMARY
STUDY OF THE PHARMACOTHERAPY PRESCRIBED FOR OLDER-ADULT in a Brazilian Long-Term Care Facility
Objective: this study evaluated the