Farmacos
As neoplasias são formações tumorais onde ocorre um desenvolvimento exagerado da estrutura aparentemente nova e são organizadas como malignas e benignas.
As neoplasias malignas apresentam as seguintes caracteristicas: sua extrutura apresenta-se em forma de espinhos ou espículos; apresenta antigenicidade ou seja as celulas terão antígenos em sua superfície agredindo uma as outras; capacidade de metastase ou seja migração do local de origem para outro, através da auto replicação.
Obs: auto replicação, o tecido reorganiza-se por sinalização celulares e parácrima enviando sinais químicos que serão captados por receptores produzindo situações de morte, replicação e estabilização.
Além de auto replicação, há o estimulo a angiogênese que é a formação da neovascularização (novos vasos sanguíneos). Esses vasos, doam nutrientes necessarios para estimular amultiplicação dessas celulas. Ela é uma célula FROUXA ou FRIÁVEL. Já neoplasia benigna, a massa tumoral é encapsulada as vezes ela pode regridir .
Obs produzimos aproximadamente 60 células tumorais por dia na qual temos a teoria da imunovigilância que detecta as celulas tumorais produzida e impedem o seu desenvolvimento.
Os tumores ocorrem devido a SUSCEPTIBILIDADE sendo causados por: viroses (hpv/htlv), alguns solventes, acidos, detergentes e radiação.
Obs: elementos do DNA = HOTS POTS (sítios quentes) ou ONCOGÊNICOS = regiões de alta probabilidade de formar tumores. O DNA tem SUSCEPTIBILIDADE ou PRÉ- DISPOSIÇÃO.
Como já mencionado, a neoplasia é a formação de uma massa tumoral já a leucemia e um tipo diferenciado de tumor, elas afetam todos os lugares porque a matriz do tecido é líquida.
A classificação da leucemia, depende do tipo de célula envolvida (mieloide ou linfoide) e do tempo de surgimento (aguda ou crônica) no tecido mucoso. As leucemias podem ser classificadas em pelo menos 6 tipos: megacariócito, monoblasto, neutrofilo,