FARMACOS QUIMIOTERAPICOS
Câncer
São neoplasias, tumores malignos, caracterizada pelo crescimento descontrolado de células transformadas.
Crescimento celular
A maioria das células normais cresce, multiplica-se e morre de maneira ordenada, porém, nem todas as células normais são iguais: algumas nunca se dividem, como os neurônios; outras – as células do tecido epitelial – dividem-se de forma rápida e contínua. Dessa forma, a proliferação celular não implica necessariamente presença de malignidade, podendo simplesmente responder a necessidades específicas do corpo.
Ciclo celular
É regulado e está sob controle de diversos genes, e o resultado é a produção e diferenciação das células componentes dos diferentes tecidos do organismo. Os pontos de checagem correspondem, assim, a mecanismos que impedem a formação de células anômalas.
A origem das células cancerosas está associada a anomalias na regulação do ciclo celular e á perda de controle da mitose.
Alterações do funcionamento de genes controladores do ciclo celular, em decorrência de mutações, são relacionados ao surgimento de um câncer.
A célula tumoral ou transformada não finaliza o ciclo de replicação celular (não retorna à fase G0), assim passa da fase
M para nova fase G1.
Proto-oncogenes e Genes supressores de tumor
QUANDO ATIVOS
QUANDO SOFREM MUTAÇÕES
PROTO-ONCOGENES:
PROTO-ONCOGENES:
Estimulam a ocorrência de divisão celular.
Transformam em oncogenes (genes causadores de câncer).
GENES SUPRESSORES DE TUMOR:
GENES SUPRESSORES DE TUMOR:
Inibem a ocorrência de divisão Celular.
Perturbam o sistema inibidor e o ciclo celular fica desregulado, promovendo a ocorrência desordenada de divisões celulares e o surgimento de células cancerosas.
Células cancerosas
CARACTERÍSTICAS:
1.
São diferenciadas: Não contribuindo para a formação natural dos tecidos.
2.
Núcleos volumosos e com número anormal de cromossomos.
3.
Empilham-se em várias camadas, originando um aglomerado de células que forma um