Farmacos do aparelho respiratorio
Anatomia e fisiologia
O sistema respiratório consiste em uma serie de vias aéreas que se iniciam no nariz e na boca e terminam nos sacos alveolares. As aéreas do nariz e da boca se ligam a faringe. Após a faringe, dividem-se, formando o esôfago, que pertence ao trato gastrointestinal, à laringe e a traqueia, que pertencem ao trato respiratório. A traqueia se divide nos brônquios direito e esquerdo, que penetram nos pulmões.
Patologia
A asma é uma doença pulmonar crônica comum, que afeta mais de 17 milhões de pessoas de todas as idades nos Estados Unidos. É a crônica mais frequente em crianças, sendo responsável por cerca de 50% das consultas de emergência em pessoas com menos de 18 anos de idade.
A asma é uma doença inflamatória dos brônquios e bronquíolos. Caracteriza-se por períodos intermitentes de obstrução aguda e reversível das vias aéreas, causadas pela inflamação bronquiolar e hiper- responsividade a diversos estímulos. Os sintomas da asma incluem tosse, sibilos, falta de ar, rigidez torácica e aumento na produção de muco.
Tratamento
Segundo o programa nacional de Educação e prevenção da asma, recomendam-se os seguintes objetivos na terapia da asma: manutenção dos níveis de atividades normais, manutenção de exames de função pulmonar próximos ao normal, prevenção de sintomas crônicos e problemáticos, prevenção de exacerbação recorrente e ausência de efeitos colaterais dos medicamentos contra a asma.
Os medicamentos usados para tratar a asma podem ser divididos em 2 grupos: drogas de controle de longo prazo, para atingir e manter um controle da asma persistente, e drogas de alivio rápido, para tratar os sintomas e exacerbações. Os medicamentos de controle de longo prazo são corticoides, cromolina e nedocromolina, agonista beta-2 de ação longa, xantinas e modificadores de Leucotrienos. As drogas de alivio rápido são os agonistas beta-2 de ação curta, anticolinérgicos e corticoides sistêmicos.
Para o