Farmacológia
SUMÁRIO 1. Introdução 2. Desenvolvimento 3. Conclusão
COLÉGIO INACI CURSO DE AUX. ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o foco principal em abordar o que todos os profissionais de saúde devem conhecer sobre os princípios básicos da terapêutica medicamentosa sobre os antibióticos. Sabemos que as doenças infecciosas estão entre as principais causas de morte da população humana. Esse fato é devido, em grande parte, ao surgimento de micro-organismos multirresistentes aos antibióticos.
Portanto, apesar da disponibilidade de um grande número de antibióticos de última geração, torna-se ainda fundamental buscar compostos que possam atuar como novas drogas a serem utilizadas no combate as doenças infecciosas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. No Brasil pelo menos 35% dos medicamentos adquiridos são feitos através de automedicação. Sabemos que o uso inadequado do mesmo aumenta o custo de tratamento, produz inúmeros efeitos colaterais e interações medicamentosas e favorece a resistência bacteriana.
A escolha racional do antimicrobiano é um processo complexo, que exige diagnóstico clínico laboratorial e conhecimento farmacológico dos agentes infecciosos. Logo, essa escolha deve ser realizada por um profissional habilitado e qualificado. Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa, RDC 44/2010, os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias.
Definição de antibiótico: a palavra antibiótico, no sentido etimológico, significa: contra (anti) os organismos vivos (bióticos). A palavra biótico quer dizer mais precisamente: contra as bactérias. Os antibióticos podem ser de origem natural ou sintética. Os antibióticos são drogas que foram criados e têm a capacidade de inibir o crescimento de microorganismos e são empregados com