Farmacologia
Objectivos gerais
1. Fazer um estudo sobre a Histamina
Objectivos específicos
1. Descrever o que é a histamina
2. Conhecer a sua composição
3. Estudar a sua importância e como atua no organismo.
4. Explicar os mecanismo de defesa
II. INTRODUÇÃO
A histamina tem a sua origem do grego “ Histos ” que significa tecido e amina que é uma classe de compostos químicos orgânicos azotados. A histamina é uma amina biogênica encontrada em numerosos tecidos. Trata-se de um autacóide — isto é, uma molécula secretada localmente para aumentar ou diminuir a atividade das células adjacentes. A histamina é um importante mediador dos processos inflamatórios.
Esta amina é responsável pela modulação de processos fisiológicos, actuando tanto no sistema nervoso central como na periferia, desempenha também funções significativas na regulação da secreção de ácido gástrico e na neurotransmissão. O conhecimento das diversas ações da histamina levou ao desenvolvimento de vários agentes farmacológicos importantes, que regulam os efeitos da histamina nos estados patológicos.
Histamina, formula química C5H9N3, é amina biogênica vasodilatadora envolvida em processos bioquímicos de respostas imunológicas. Exerce também função reguladora na fisiológica além de atuar como neurotransmissor. É produto da descarboxilação da histidina, aminoácido presente nos mastócitos e basófilos.
É substância de aspecto cristalino, incolor, solúvel em água, com ação vasodilatadora e constritora de músculos lisos. A histamina age em receptores H1, H2 e H3 centrais e periféricos. É um importante mediador das respostas alérgicas na pele, no nariz e nos olhos, e causa vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular (edema) e contração da musculatura lisa (brônquica e gastrointestinal) através da ativação dos receptores H1. Tem papel importante na inflamação de locais e tecidos lesionados, que surge em resposta à excitação do sistema