Farmacologia
Farmacologia
Marcelle Mariz Moura Nº10 Profª Rita de Cássia Turma A-277 Escola Técnica Frei Galvão
Anticonvulsivantes
1. Gardenal (Fenobarbital)
Indicações: é um medicamento que age no sistema nervoso central, utilizado para prevenir o aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia ou crises convulsivas de outras origens.
Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Com o uso de fenobarbital (gardenal) pode ocorrer sonolência, dificuldade para acordar e, às vezes, dificuldade para falar. Problemas de coordenação motora e de equilíbrio, vertigem com cefaleia, reações alérgicas de pele, dores articulares, alterações de humor e anemia.
2. Rivotril (Clonazepam)
Indicações: indicado na maioria das formas clínicas da epilepsia do lactente e da criança, especialmente ausências típicas e atípicas (Síndrome de Lennox), Síndrome de West, crises tônico-clônicas generalizadas primárias ou secundárias. Rivotril está igualmente indicado nas epilepsias do adulto e nas crises focais.
Reações Adversas: é hematologicamente bem tolerado e não apresenta para-efeitos renais, hepáticos ou gastrintestinais, inclusive em uso prolongado. Os efeitos secundários observados estão relacionados ao efeito sedativo e miorrelaxante do Rivotril e consistem, acima de tudo, em fadiga, sonolência, depressão respiratória, incontinência urinária, hipotonia muscular ocasional, distúrbios visuais e de coordenação tendem a ocorrer no início da terapêutica. Pode provocar a hipersecreção salivar ou brônquica em lactantes ou crianças pequenas; é indispensável, portanto, assegurar que as vias aéreas permaneçam livres. Excepcionalmente, podem ocorrer reações paradoxais como excitação, irritabilidade e agressividade.
Cuidados de Enfermagem: * Descartar a solução exposta ao ar por mais de 30min. * Monitorizar as funções