farmacologia
Biomedicina – 3º período
Ieda Tavares RA: 6858
São Lourenço
2015
RESENHA: MONITORIZAÇÃO TERAPÊUTICA DE FENOBARBITAL
Trabalho apresentado pela aluna Ieda Tavares, para avaliação na disciplina de Farmacologia do Curso de Biomedicina da Faculdade de São Lourenço, ministrada pela Profª. Rafaela.
São Lourenço
2015
RESENHA
PASTORE, M. E; OFUCHI, A. S; NISHIYAMA, P. Monitorização terapêutica de fenobarbital. Acta Sci. Health Sci. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, v.29, n.2, p.125-131, 2007.
Monitorização terapêutica de fenobarbital, tendo como autoras Marcela Elisa Pastore, Alessandra Satie e Paula Nishiyama, no Departamento de Análises Clínicas na Universidade Estadual de Maringá.
O trabalho apresentado teve como objetivo caracterizar o perfil de pacientes que se submeteram à monitorização terapêutica de fenobarbital em um laboratório de ensino em Análises Clínicas, no Estado do Paraná, nos anos de 2004 e 2005, bem como ressaltar a importância do procedimento como ferramenta para otimizar resultados clínicos. Fez parte da população estudada um grupo de 104 pessoas que realizaram 119 determinações séricas do fármaco, dentre as quais 116 foram para a monitorização terapêutica. A metodologia aplicada para obtenção de dados foi por meio de um estudo retrospectivo das fichas arquivadas do laboratório. Foram levantados os resultados laboratoriais, medicamentos antiepilépticos associados ao regime terapêutico com o fenobarbital, gênero e idade das pessoas que se submeteram à monitorização terapêutica do medicamento. O método analítico utilizado foi a Imunofluorescência Polarizada, por meio de equipamento TDx-Abbott para determinação das concentrações do fármaco no soro. Para realização dessa pesquisa, o tratamento de escolha foi a farmacoterapia no tratamento de distúrbios epilépticos. As autoras esclarecem que a epilepsia possui uma etiologia variada por isso requer acurado senso clínico para