farmacologia
(E) Os nove pacientes apresentam linearidade, quando observada a correlação entre concentração plasmática e dose do medicamento, demonstrando que, quanto maior a dose prescrita de lamotrigina, maior a concentração plasmática do fármaco.
Gabarito: D
Autor: Prof. Dr. Airton Monza da Silveira
Comentário:
A alternativa A não está correta, porque há a afirmação de que a menor concentração plasmática é obtida a partir da menor dose, entretanto, a menor concentração plasmática é observada no paciente que recebe a dose de aproximadamente 3,2 mg/kg/dia.
A alternativa B também está errada, pois a meia-vida de eliminação da lamotrigina em obesos é maior e não menor como informado, devido à afinidade da substância aos tecidos adiposos, conferida pelo caráter apolar da mesma.
A concentração plasmática abaixo do intervalo terapêutico é consequência de variações do comportamento farmacocinético do fármaco nos diferentes indivíduos.
As alterações no metabolismo e na eliminação de idosos pode ser uma das causas, mas estados patológicos também podem proporcionar essas alterações, portanto, não se pode concluir que são pacientes idosos. Sendo assim, a alternativa C também está errada.
A alternativa D está correta.
A incorreção da alternativa E está na afirmação de que existe uma linearidade de resposta entre a concentração plasmática e a dose administrada. Ao se analisar o gráfico pode-se observar a falta de correlação, confirmada pelo cálculo do coeficiente de correlação linear que tem um valor muito baixo (r= 0,4354) quando deveria ser próximo de 1 para que se confirmasse a