Farmacologia
1. Fármacodinamica estuda os mecanismos de ação dos medicamentos.
I. Estruturalmente inespecíficos: são aqueles cujo efeito farmacológico não ocorre diretamente da estrutura química da molécula agindo em um determinado receptor, mas sim provocando alterações nas propriedades fisico-quimicas, acarretando mudanças em mecanismos importantes das funções celulares. (analgésicos inalatório e desinfetantes).
II. Estruturalmente específicos: são aqueles cuja ação biológica decorre essencialmente de sua estrutura química. A ação farmacológica destes agentes ocorre com concentrações menores do que as necessárias p os estruturalmente inespecíficos.
Enzimas.
M.Transportadoras (ativação e inibição do transporte)
Canais iônicos:Direta:o fármaco se liga ao canal. Indireta:o fármaco se liga ao receptor GABA. Receptores:ligados a canais, acoplados a proteína G (INSULINA), ligados a tirosina-quinase, (transcrição na membrana plasmática). Receptores que regulam a transcrição de genes (transcrição no núcleo).
RELAÇÃO DOSE x RESPOSTA
A intensidade de efeito produzido pelo medicamento em geral depende da quantidade administrada.
1. Especificidade: fármacos atuam seletivamente nos tecidos. Quanto maior a especificidade em um fármaco pelo receptor menor a quantidade necessária para fazer efeito.
2. Potencia: quanto menor a quantidade de um fármaco para desencadear o feito, mais potente é o famaco.(maior efeito colateral)
3. Variação biológica: (variação individual do animal)
Hiper-reativo: resposta em doses baixas.
Hiporreativo: necessitam de dosses maiores.
Tolerância, efeito incomum e hipersensibilidade.
2. Farcocinetica estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo vivo. Os caminhos percorrido pelo fármaco dentro do organismo: *Absorção(entrada do fármaco na corrente sanguinea).
*Distribuição, *Biotransformação, *Excreção.
PASSAGENS DE MEDICAMENTOS
a) Processos