Farmacologia
*felipe freitas – 802.518
CAROLINA FÁVERo – 802.505 henrique carvalho – 796.527 joice bedinhelo – 805.700 marilene bernardes – 806.718 rafael miele – 799.714
RELATÓRIO II efeitos de relaxantes musculares em ratos
Data da aula: 22/08/2012
Data da entrega: 29/08/2012
RIBEIRÃO PRETO
2012
1 INTRODUÇÃO 1.1 Efeito da administração de Dexametasona sobre o edema de pata de rato induzido por Carragenina.
Os quatro sinais cardinais do processo inflamatório são: calor, dor, rubor e tumor ou edema. Este último resultante de eventos vasculares, principalmente, a vasodilatação de arteríolas e o aumento da permeabililade vascular nas vênulas. Estes dois eventos são produzidos por substâncias químicas chamadas genericamente de mediadores inflamatórios. Dentre os mediadores citados estão a histamina, a bradicinina, as prostaglandinas, o fator agregador de plaquetas (PAF) e os leucotrienos. Todo fármaco que produzir diminuição na produção de mediadores inflamatórios, também poderá reduzir o edema. Este é o mecanismo de ação genérico dos antiinflamatórios sobre o edema. Nesta aula prática será utilizado a Dexametasona (Decadron). 1.2 Dexametasona
A dexametasona é um anti-inflamatório esteróide; imunosupressor e antialérgico de uso oral ou injetável.
1.3 Carragenina
Carrageninas ou carragenanos são uma família de polisacarídeos lineares sulfatados obtidos a partir de extratos de algas marinhas vermelhas.
1 HIPOTESE
Conferir que o rato tratado pela anti-inflamatório Dexametasona não teve edema de pata confirmado provocado pela irritação da carragenina.
2 OBJETIVO
Estudar o mecanismo de ação dos antiinflamatorios não esteroidais (corticoide) Dexametasona, de inibir a formação do processo inflamatório causado pela carragenina devido a inibição da produção de prostaglandinas.
3 MATERIAIS
Animais: ratos Wistar, com peso de, RATO 1: 217g –