Farmacologia
EFOA/CEUFE
FARMACOLOGIA
Profª Drª Olinda Maria Costa Vilas Boas
Profa do Depto de Farmácia da EFOA/CEUFE
Colaboradores:
José Geraldo Borges
Oswaldo Miguel Júnior
Fabiana de Souza Santos
Francisca Helena Calheiros Zanin
Zuleica Raquel de Novaes
Maria Betânia de Freitas
Mariana Queiroz Silva
ALFENAS - MG
2003
I - Princípios gerais
História da Farmacologia
As civilizações antigas usavam uma mistura de magia, religião e drogas para o tratamento de doenças e as drogas freqüentemente eram tidas como mágicas, sendo oriundas de plantas ou animais. Aquele que detinha o conhecimento sobre as drogas e poções era respeitado e temido, uma vez que o envenenamento intencional era uma prática conhecida.
O conhecimento das drogas cresceu paralelamente ao conhecimento das funções orgânicas como anatomia, fisiologia, bioquímica, e ao desenvolvimento da química.1 1- PAGE, C; CURTIS, M; SURTER, M; WALKER, M; HOFFMAN, B.Farmacologia Integrada. São Paulo:
Manole, 1999.
? Pesquisar sobre os personagens importantes na história da farmacologia.
Farmacologia é a ciência voltada para o estudo das drogas sob todos os aspectos, desde as suas origens até os seus efeitos no homem. Atualmente, a farmacologia é estudada em seus aspectos de farmacodinâmica e farmacocinética.
1) CONCEITOS
- Droga – Qualquer substância que interaja com o organismo produzindo algum efeito. - Medicamento – É uma droga utilizada com fins terapêuticos ou de diagnóstico.
Muitas substâncias podem ser consideradas medicamentos ou não, depende da finalidade com que foram usadas.
Por exemplo:
A vitamina C se for obtida por meio dos alimentos é considerada um nutriente, mas se for administrada na forma pura para correção de estados carenciais ou como estimulante das defesas orgânicas é definida como um medicamento
- Efeitos adversos ou colaterais : Efeitos provocados pelo medicamento diferente do efeito principal.Às vezes o efeito tóxico não é