farmacologia SND
Exercícios de Revisão
Acerca da aula de Introdução ao SNA responda às questões abaixo
1. Escreva detalhadamente sobre os sistemas Simpático e Parassimpático, mencionando as diferenças anatômicas (vias de origem e localização dos gânglios) e os efeitos que causam no organismo.
Sistema nervoso Parassimpático: Localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4.
Sistema nervoso Simpático: Anatomicamente ele é formado por dois grupos de neurônios pré e pós- ganglionares. Seus neurônios pré-ganglionares se situam na medula espinhal, mais precisamente nos níveis de T1 a L2. Já os seus neurônios pós-ganglionares se situam próximo a coluna vertebral. Uma das principais diferenças entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é que as fibras pós- ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormônios. O hormônio secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina, razão quais esses neurônios são chamados colinérgicos.
Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina, razão pela qual esses neurônios são chamados adrenérgicos. A acetilcolina e a noradrenalina têm a capacidade de excitar e alguns órgãos é inibir outros, de maneira antagônica. O sistema nervoso simpático pode acelerar os batimentos cardíacos; dilatar as passagens dos brônquios; diminuir a motilidade do intestino grosso; constringir vasos sanguíneos aumentar o peristaltismo do esôfago; causar a dilatação da pupila, piloereção e transpiração; além de aumentar a pressão sanguínea. As mensagens aferentes (que chegam ao sistema) podem transmitir sensações como calor, frio ou dor.
A primeira sinapse é mediada por receptores nicotínicos fisiologicamente ativados pela acetilcolina, e a sinapse-alvo é mediada porreceptores adrenérgicos fisiologicamente ativados por norepinefrina ou epinefrina. Uma exceção são as glândulas sudoríparas que recebem