farmacognosia
2- O que a disciplina de farmacognosia aborda?
3- O que é medicamento fitoterápico?
4- Planta medicinal é fitoterápico?
5- Quais os fatores que levam a população a utilizarem as drogas vegetais na terapêutica?
6- Atualmente qual é a RDC vigente que estabelece os requisitos mínimos para registro de fitoterápico?
7- Quais os principais problemas na utilização de fitoterápicos e implementação da fitoterapia no Brasil?
8- Na sua opinião é possível o uso racional de fitoterápicos? Porque?
Respostas
1- A farmacognosia é o ramo mais antigo das ciências farmacêuticas e tem como alvo de estudo os princípios ativos naturais, sejam animais ou vegetais. Estuda a importância de produtos naturais na obtenção de medicamentos, sejam como fontes específicas ou como modelos de novos fármacos.
2- É uma ciência multidisciplinar que contempla o estudo das propriedades físicas, químicas, bioquímicas e biológicas dos fármacos ou dos fármacos potenciais de origem natural assim como busca novos fármacos a partir de fontes naturais.
3- São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais. Os medicamentos fitoterápicos, assim como todos os medicamentos, são caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade.
4- Planta medicinal não é fitoterápico, plantas medicinais são todas aquelas, silvestres ou cultivadas, que se utilizam como recurso para prevenir, aliviar, curar ou modificar um processo fisiológico normal ou patológico, ou como fonte de fármacos e de seus precursores, enquanto que fitoterápicos são produtos medicinais acabados e etiquetados, cujos ingredientes ativos são formados por partes aéreas ou subterrâneas de