Farmacodinamica
Aula fármaco-receptor 1. Conceito de farmacodinâmica. 2. Tipos de receptores (NÃO PRECISA SABER A SINALIZAÇÃO INTRA-CELULAR), mas precisa saber que canais de iônicos controlam a entrada e saída de íons (isso pode alterar o potencial de ação), proteína G precisa de segundos mensageiros e que pode estimular (Gs – estimulatória) ou inibir (Gi) a resposta celular, enzimas, receptores com domínio enzimático citoplasmático...... etc) 3. Os fármacos interagem com seus receptores através de ligações reversíveis na grande maioria das vezes, mas alguns são irreversíveis por apresentarem ligações COVALENTES (muito fortes!!!!). 4. A interação com receptores é que determina a especificidade do fármaco ou a inespecificidade o que é traduzido clinicamente com os efeitos colaterais/adversos.
Aula Farmacodinâmica 1. Conceito de potencia e eficácia. 2. Entender a relação proporcional direta do aumento de dose com aumento de efeito. 3. Para que é importante o estudo de dose resposta gradual e quantal. 4. Conceitos de agonistas e antagonistas. 5. Tipos de antagonismo (relacionado ao receptor e não relacionado a receptores) 6. Por que agonistas parciais podem ser considerado antagonista? 7. Importância da janela terapêutica.
FARMACOCINÉTICA
1. Conceito de farmacocinética. 2. Qual a importância do estudo da farmacocinética? (Para aqueles que ainda não aprenderam é importante por que estuda a meia vida da droga e a biodisponibilidade, são importantes fatores que determinam a frequência e dosagem da administração do medicamento!!!!!! Agora vcs precisam saber como?) Ah... é importante saber o que é biodisponibilidade e meia vida de fármaco. 3. Etapas da farmacocinética: O que é absorção, distribuição, metabolismo e eliminação do fármaco? 4. Importância fisiológica e farmacológica da barreira hematoencefálica. 5. Diferentes vias de administração (vantagens e desvantagens) 6. Por que as proteínas