Farmacocnetica
819 palavras
4 páginas
Farmacocinética e FarmacodinâmicaQual a indicação de via de administração para um paciente que não deve sofrer interação com alimentos e o inicio de ação deve ser rápido: Endovenosa
Cite as vantagens e desvantagens das vias: Endovenosa- Vantagens: ação rápida pula etapa de absorção (direto no sangue). Desvantagens: em caso de reações adversas não pode ser retirado. Oral- Vantagens: fácil administração, o medicamento pode ser inativado no trato gastro intestinal em caso de alergia.
Para o processo de absorção, o princípio mais importante diz que drogas lipossolúveis são mais facilmente absorvidas, explique por que: Devido a afinidade das drogas lipossolúveis com as membranas biológicas, facilitando a penetração das barreiras com mais facilidade.
Logo após a absorção, a droga chega a corrente sanguínea onde é transportada. Para que este transporte ocorra de forma efetiva e segura, uma pequena parte da droga permanece livre enquanto o restante permanece inativado. Descreva como a droga permanece inativada: Ao entrar na corrente sanguínea, algumas drogas ficam retidas (ex: no tecido adiposo e proteínas plasmáticas). Assim as drogas tornam-se inativas ate conseguir se desprender da proteína.
Metabolização de drogas: Fase 1, (oxidação, redução, hidrolise). Função: degradação dos fármacos para a formação de metabolitos mais polares. Associe a importância da Fase 2 (conjugação, inativação/ produtos sintéticos ou de conjugaçaõ) de metabolização com o processo final de excreção: Ocorre a adução de grupos para aumentar a hidrossolubilidade de metabolito, facilitando a excreção (rins) e dificultando a reabsorção.
Antihistaminicos
Cite duas derivadas da ativação de cada um dos receptores H1 e H2 pela histamina: H1 concentração uterina, constrição de brônquios. H2 liberação do suco gástrico e batimento cardíaco.
O dimenidrinato (1ª geração) e a loratadina (2ª geração) são drogas de qual classe farmacologia? Anti-histaminicos.
Principal efeito adverso causado pelo