Farmaco
Professor: Walber Henrique
FARMACOLOGIA E SUAS CORRELAÇÕES
MICROBIOLOGIA
QUÍMICA
BIOLOGIA
QUÍMICA
INORGÂNIC
A
QUÍMICA
INORGÂNICA
QUÍMICA
ORGÂNICA
FARMACO
LOGIA
MEDICINA
INTERNA
QUÍMICA
FARMACÊUTICA
ANATOMIA
TOXICOLOGIA
FARMACOTÉCNICA
FISIOLOGIA
Na terminologia farmacêutica fármaco designa uma substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedade farmacológica.
A importância dos Fármacos
São
os fármacos responsáveis pela cura de doenças agudas, infecções – outrora mortais – e dores das mais diversas, desde aquela causada por uma topada até as pós-cirúrgicas.
Química para o desenvolvimento de fármaco Em diversos laboratórios de química muitos pesquisadores sintetizam substâncias com provável atividade biológica.
A estrutura química de uma substância
Inicialmente, os químicos limitavam-se a isolar determinadas substâncias naturais, a partir do extrato bruto de plantas com eficácia já conhecida.
DROGA-FARMACO
ORGANISMO
EFEITO
BENÉFICO
NUTRIENTES
EFEITO
PREJUDICIAL
FÁRMACOS
TÓXICOS
A estrutura química de uma substância
Fórmula molecular
C17H21NO4
A dose de cocaína ou outro estimulante é gradualmente diminuida. Se ocorrerem distúrbios psiquiátricos, devem ser tratados com antipsicótico e antidepressivo. É possível que os agonistas do receptor da dopamina amantodina, sejam úteis no futuro, para minimizar as síndromes de privação. A imunização ativa é uma nova terapia que poderá ser promissora.
Consiste em "treinar" o sistema imunitário para destruir a cocaína como se fosse um invasor.
LSD
FORMULA MOLECULAR C20H25N3O
LSD
A grande parte das substâncias conhecidas como feniletilaminas possuem intensa atividade biológica e são capazes de alterar a nossa percepção da realidade. Entre estes, estão substâncias como morfina, LSD, mescalina, heroína e outros. Todas estas substâncias