farmacia
DCVida – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO V: A FARMÁCIA ESCOLA
Relatório de Estágio V: A Farmácia Escola
Acadêmico: relatório de estagio farmácia escola
Professora: relatório de estagio farmácia escola
Ijuí, dezembro de 2014
INTRODUÇÃO
A manipulação pode ser definida como a preparação, a mistura, a transformação, a embalagem ou a rotulagem de um fármaco ou produto em função de uma prescrição ou de uma iniciativa, baseada no relacionamento prescritor, paciente, farmacêutico no curso da prática profissional ou com o propósito de pesquisa, ensino ou análise físico-química. (FERREIRA, 2002).
A farmácia magistral passou por varias transformações nos últimos anos, adequando-se à novos parâmetros de qualidade, treinamentos contínuos, a informatização, o emprego de novas tecnologias, o cumprimento das legislações sanitárias (FERREIRA, 2002).
O farmacêutico magistral é o responsável pela manipulação das diversas formas farmacêuticas, também sendo um solucionador de problemas ou dificuldade terapêutico, através do preparo de medicamentos específicos e diferenciados (FERREIRA, 2002). O farmacêutico também é o profissional ideal para o controle da farmacoterapia, com o objetivo de alcançar resultados que melhorem a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando uma melhor adesão medicamentosa.
O papel do farmacêutico na atenção farmacêutica, é entendida como um modelo de pratica profissional desenvolvida no contexto da assistência farmacêutica, com a finalidade de proporcionar uma melhor efetividade do tratamento medicamentoso (OLIVEIRA, et al, 2005).
OBJETIVO
- O estágio na farmácia escola contribuiu para ampliar meus conhecimentos sobre as tarefas realizadas em uma farmácia de manipulação, onde pude desenvolver habilidades e conhecimentos sobre essa área de atuação do