Farmacia
1) O coeficiente de solubilidade de um sal é de 60 g por 100 g de água a 80°C. A massa em gramas desse sal, nessa temperatura, necessária para saturar 80 g de H2O é:
a) 20.
b) 48.
c) 60.
d) 80.
e) 140.
2) Considere uma solução aquosa saturada de KCl, com corpo de fundo, a 20ºC e os seguintes valores: 10ºC, 20ºC, 30ºC. Solubilidade do KCl em g de KCl / kg de água 310, 340, 370 respectivamente. De acordo com os dados acima, para diminuir a massa do corpo de fundo basta:
I. Aquecer o sistema.
II. Adicionar água e agitar.
III. Agitar a solução.
IV. Decantar a solução.
Dessas afirmações, são corretas apenas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
3) (UFMS/2006) Preparou-se uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO3), adicionando-se o sal a 50 g de água, à temperatura de 80°C. A seguir, a so lução foi resfriada a 40°C. Qual a massa, em gramas, do precipitado formado?
Dados:
4) (UCBA) O gráfico a seguir apresenta os coeficientes de solubilidade, em gramas/100mL de água, de algumas substâncias A, B, C, D em função da temperatura.
a) D é a substância mais solúvel, em gramas, a 20oC.
b) B é mais solúvel a quente
c) a 40oC a substância A é mais solúvel em gramas, que a substância D
d) a concentração de C duplica a cada 20oC.
e) todas as substâncias têm o mesmo coeficiente de solubilidade a 45oC.
5) Se dissolvermos totalmente uma certa quantidade de sal em solvente e por qualquer perturbação uma parte do sal se depositar, teremos no final uma solução:
a) saturada com corpo de fundo.
b) supersaturada com corpo de fundo.
c) insaturada.
d) supersaturada sem corpo de fundo.
e) saturada sem corpo de fundo.
6) A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado a um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:
a) estável
b) diluída
c) saturada
d) concentrada
e) supersaturada
7) (UFC CE) O