farmacia
PROFILAXIA DO TROMBOEMBOLISMO VENOSO
EM CIRURGIA ORTOPÉDICA
Prophylaxis of Venous Thromboembolism in Orthopaedic Surgery
Luiz Eugênio Garcez Leme1, Guilherme Turolla Sguizzatto2
Resumo
Abstract
A importância da profilaxia do tromboembolismo venoso e de suas complicações em cirurgia ortopédica é cada vez mais significativa. Esta revisão aborda as bases fisiopatológicas da formação dos trombos em geral e em cirurgia ortopédica, sua incidência, fatores predisponentes e complicações. Apresenta, ainda, uma abordagem atualizada e crítica dos meios de profilaxia atualmente disponíveis em nosso meio.
The relevance of prophylaxis of venous thromboembolism and its complications in orthopedic surgery is increasingly significant.
This review discusses the pathophysiology of thrombus formation in general and orthopedic surgery, its incidence, predisposing factors and complications. It also presents an updated presentation and critique of prophylaxis currently available in our environment. Descritores – Trombose Venosa/prevenção & controle; Embolia/ prevenção & controle; Ortopedia
Keywords – Venous Thrombosis/prevention & control; Embolism/prevention & control; Orthopedics
INTRODUÇÃO
A profilaxia para o tromboembolismo venoso (TEV) e a embolia de pulmão (EP) nas cirurgias ortopédicas, particularmente nas artroplastias, continua a causar um considerável debate entre profissionais da saúde, não apenas em nosso meio como em todo o mundo.
Esta realidade insere-se na percepção crescente de duas vertentes: por um lado da necessidade de prevenção de complicações evitáveis e de repercussão catastrófica como pode ser a do TEV e da EP e por outro o cuidado de minimizar possíveis riscos de sangramento nas intervenções cirúrgicas.
Estudos já de 1992 comparando a enoxiparina e placebo em artroplastias nos informam que o grupo submetido à profilaxia a presença de TVP detectada por flebografia foi de 17%, enquanto no grupo