farmacia
RESUMO
A morbimortalidade relacionada a medicamentos é um importante problema de saúde pública. Atenção farmacêuticaé a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica pode reduzir os problemaspreveníveis relacionados a farmacoterapia. Este artigo discute a importância da atenção farmacêutica como agente de promoção do uso racional de medicamentos. Analisa o estágio atual da atençãofarmacêutica e os desafios para sua implementação.
INTRODUÇÃO
Prática é o meio através do qual uma profissão fornece conhecimento e produtos para a sociedade. A ação central da práticafarmacêutica deve ser o uso racional de medicamentos (OMS, 1993).
A utilização de medicamentos é um processo complexo com múltiplos determinantes e envolve diferentes atores. As diretrizesfarmacoterápicas adequadas para a condição clínica do indivíduo são elementos essenciais para a determinação do emprego dos medicamentos. Entretanto, é importante ressaltar que a prescrição e o uso demedicamentos são influenciados por fatores de natureza cultural, social, econômica e política (FAUS, 2000 ; PERINI et. al, 1999).
A prática profissional de uma categoria da área de saúde sofreinfluência direta do processo educacional, das diretrizes das políticas sanitárias e de trabalho, da estrutura do sistema de saúde e do modelo assistencial.
No mundo ocidental contemporâneo o modelode assistência à saúde é excessivamente medicalizado e mercantilizado, cabendo aos medicamentos um espaço importante no processo saúde/doença, sendo praticamente impossível pensar a prática médica ou arelação médico paciente sem a presença desses produtos (SOARES, 1998). Neste contexto a morbimortalidade relacionada a medicamentos é um grande problema de saúde pública (EASTON et al, 1998,... [continua]