Farmacia
A hipertensão arterial, chamada de “pressão alta”, ocorre quando a pressão do sangue aumenta dentro das artérias. Ela tem relação direta com a alimentação. Hábitos alimentares saudáveis podem diminuir consideravelmente o surgimento das conseqüências da hipertensão, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame).
Dicas para melhorar sua qualidade de vida:
1. Reduza a quantidade de sal no preparo das refeições.
2. Não leve o saleiro para a mesa; isso evita o maior consumo de sal.
3. Evite produtos industrializadas com alto teor de sódio (componente do sal) como molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote. Observe o rótulo.
4. Restrinja o uso de bebidas alcoólicas.
5. Para melhorar o sabor das preparações dê preferência aos temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha em substituição ao sal.
6. Retire a gordura aparente dos alimentos e prefira aqueles com pouca gordura.
7. Alimentos pobres em sódio como feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja são recomendadas para a alimentação diária de portadores de hipertensão.
8. Tente levar uma vida sem estresse.
9. Se não houver impedimentos médicos, faça exercícios regulares, fuja da obesidade.
10. Elimine o fumo.
Quando pensamos em hipertensão arterial não podemos esquecer de sua relação com o excesso de sal. Muitas vezes, quando o médico aconselha tirar o sal da comida, pensamos apenas no sal da preparação dos alimentos. Mas será que é somente aí que encontramos o sódio? Não podemos esquecer que a substância do sal, o sódio, nem sempre tem o gosto salgado. É só pensarmos no catchup, na mostarda e no refrigerante.
Quando vamos ao supermercado estamos rodeados de produtos riquíssimos em sódio. O tempero pronto industrializado, que dá aquele sabor diferenciado ao alimento, é um ótimo