farmacia verde livro 1
Manual De Plantas Medicinais
Isabela G. Nascimento
Marlene R. S. Vieira
APRESENTAÇÃO
Este manual apresenta as espécies de plantas medicinais cultivadas na horta medicinal do projeto Farmácia Verde da Universidade Católica de Santos.
Este projeto envolve alunos de ensino médio e graduação, buscando estimular a pesquisa e a extensão na área de plantas medicinais.
SUMÁRIO
Alecrim
Cavalinha
Lavanda
Anador
Cipó Cruz
Melhoral
Assa-Peixe
Citronela
Melissa
Babosa
Confrei
Mil-Folhas
Bálsamo
Espinheira-Santa
Pariparoba
Boldo-Pequeno
Falso-Boldo
Passiflora
Cana-do-Brejo
Guaco
Saião
Capim-Cidrão
Hortelã
Referências
Carqueja
Incenso
ALECRIM
voltar ao índice Nome Científico: Rosmarinus officinalis
Família: Labiatae (Lamiaceae)
Outros Nomes Populares: alecrim-comum, alecrim-de-casa, alecrim-de-cheiro, alecrim-de-horta, alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarinho, erva-cooada, erva-da-graça, flor-de-olimpo, rosa-marinha, rosmarinho, rosmarino1.
Usos: Tópico: distúrbios circulatórios, como antisséptico e cicatrizante; Oral: dispepsia (distúrbios digestivos)2.
Parte Utilizada: folhas3
Plantio: Cresce melhor em locais iluminados e sem vento. O solo deve ser rico em nutrientes e bem drenado (porém não encharcado)4. Coleta e Conservação: Pode-se utilizar as folhas frescas ou secas ao à sombra, em local ventilado. Após secagem deve ser armazenado em vidros escuros e bem tampados, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar4.
Princípios Ativos: Óleo essencial: α-pineno, 1,8 cineol, mirceno, cânfora e verbenona, entre outros monoterpenos e sesquiterpenos5. Modo de Preparo: Chá por infusão de 3 a 6g (1-2 colheres de sopa) das folhas em 150mL de água. Para uso tópico, aplicar no local afetado duas vezes ao dia, e para uso oral, tomar 1 a 2 xícaras de chá por dia2.
+ informações Observações:
• Não deve ser usado em pessoas com gastroenterites, histórico de convulsões e em gestantes. Doses acima das recomendadas podem causar